b

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

CHEIROS, AROMAS E PERFUMES DE CASA. CASA PERFUMADA, SEMPRE! !


Cheiros, aromas e  perfumes de casa! Dicas para o seu dia a dia!


bom dia gente!!
Todas nós sabemos que a casa da gente é o melhor lugar do mundo pra ficarmos. Seja para descansar, ou para estudar, ver um filme, receber os amigo, enfim... é o melhor lugar do mundo.
Além de bonita, aconchegante, moderna e elegante, um item que colabora muito pra torná-la mais atraente, que faz ainda mais gostoso "ficar em casa", é o cheirinho dela!
Só que nem sempre nossa casa cheira a perfume, a produtos de limpeza, e a produtos próprios para aromatizar.
Preparamos alimentos, lavamos roupa, guardamos tantas coisas na geladeira!
Então, nem sempre conseguimos "aquele" cheirinho gostoso".
Acho que como eu, toda dona de casa gostaria de sentir aquele perfuminho delicado pela casa o tempo todo. Como isso não é possível, fiz uma pesquisa para ver como se elimina os aromas menos agradáveis, e intensifica os melhores, e consegui algumas dicas "de ouro". Algumas eu já uso faz tempo, outras são novidades, e me chamaram muita a atenção. Vou testar todas!!

Todas as dicas são naturais.


Compramos flores tão perfumadas, tão lindas, e que às vezes duram tão pouco, não é mesmo? Mas se colocarmos um pouquinho de açúcar ou 1 aspirina na água das flores, elas se manterão lindas por mais tempo. E enfeitarão  muito nossa casa!


Lindas flores que podem durar mais com um pouquinho de açúcar na água do vaso!!


PARA ELIMINAR ODORES:



O bicarbonato é abençoado para eliminar cheiros fortes. Para os odores fortes  da geladeira ou de vasilhas plásticas,  basta lavar com um pouquinho de bicarbonato de sódio diluído em água, ou ainda deixar um tempinho de molho. O cheiro vai embora.
Deixar uma vasilha com vinagre branco na geladeira, é bom para eliminar odores.
Uma tigela com aveia, também elimina ou neutraliza os odores.
Carvão ativado também é um santo remédio! 
Molhar uma bola de algodão em essência de baunilha  e deixar na geladeira.
Podemos ter à mão um borrifador com cravo da índia mergulhado em álcol, para cada vez que usarmos a cozinha. Basta borrifar um pouquinho depois do uso, para o aroma do cravo tomar conta de tudo, da casa toda.
Mas também o vinagre, é muito bom para eliminar os cheiros indesejáveis. Tenha num borrifador com água e vinagre.

PARA PERFUMAR A CASA:

Mas pra ficar ainda melhor, pode-se colocar também, manjericão, e cravo. Pode-se inclusive ferver antes de colocar no borrifador.
Manjericão no álccol deixa sua casa com aroma delicioso!

Cravo e canela, para perfumar sua casa!

Só de ferver numa panelinha um pouco de cravo, manjericão e canela, o cheirinho que vai saindo dessa fervura já vai se expandindo por toda  a casa.
hummm só de falar, já me deu vontade sentir o cheirinho!!
Extrato de baunilha também é poderoso quando se trata de perfumar o ambiente. Você pode ferver com um pouco d'água, ou colocar numa vasilha no forno.
Ferver casca de laranja também deixa um cheirinho delicioso!  

Hortelã fervido !! hummm
Um outro local interessante da casa para  se perfumar é o banheiro. Ter sempre em casa um óleo essencial de sua preferência, e a cada troca de rolo de papel higiênico, colocar algumas gotas naquele papel mais grosso, no rolo mesmo! Assim, cada vez que o papel higiênico for usado, vai liberar o cheirinho do óleo essencial! Essa dica é nova pra mim, e achei simplesmente o máximo!!
 Pode-se também fazer uma vela, com a casca de uma laranja. Assim:
Tire todo o miolo de uma laranja, mas deixando a columela. Você pode fazer isso com a laranja partida ao meio, ou tirando só uma tampinha em cima.
Linda vela-laranja para aromatizar sua casa!!

Isso feito, coloque azeite ou óleo essencial na casca, e use a columela como pavio, e a vela poderá durar muitas horas.
Encontrei essa receita e copiei na íntegra:

Misturinha que tira cheiro de tudo



  • Para o ambiente
-1 litro de água
-1/2 copo de vinagre de álcool
-1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
-1/4 copo de álcool
-1 colher de sopa de amaciante
Dica: como o vinagre e o bicarbonato efervescem se usados juntos, procure fazer a mistura num recipiente grande para depois colocar no frasco menor e na seguinte ordem:
1 – água
2 – álcool
3 – bicarbonato
4 – vinagre
5 – amaciante


Borrife sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, caminhas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas…além de eliminar maus cheiros, deixa o perfume duradouro do amaciante.

Pode ser usado como aromatizador de ambiente, neste caso acrescente umas gotinhas de sua essência preferida no lugar do amaciante. Captura odores e perfuma.
Se quiser uma limpeza profunda lave o objeto com a mistura, sem medo de estragar qualquer tecido, pelo contrario, o vinagre reaviva cores, o bicarbonato limpa profundamente, o amaciante amacia as fibras e o álcool faz tudo secar mais rápido.

Na minha pesquisa encontrei algumas dicas que me chamaram a atenção! Nao têm nada a ver com cheiros, mas são dicas bem legais para as donas de casa:

DICAS GERAIS:

-Você pode acrescentar umas gotas de vinagre no detergente, para potencializar seu poder desengordurante. Além disso, as panelas e louças ganharão um brilho a mais.
- Para eliminar o cheiro de alho, de água sanitária e de cebola das mãos, esfregue os dedos em um talher de inox sob a água da torneira
- e para o arroz ficar soltinho, acrescente uma colher de vinagre  na água para o cozimento, e se ele ficar papa, lave-o com água corrente num escorredor, como macarrão.

Espero que tenham gostado do post de hoje! 

Cheio de dicas e aromas!
beiju e até sexta
Marcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário