b

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

AS CORES PODEM INFLUENCIAR NOSSAS EMOÇÕES E AMBIENTES. SAIBA COMO USAR A CROMOTERAPIA A SEU FAVOR!

Hoje eu  gostaria de falar um pouco sobre - DECORAÇÃO COM CROMOTERAPIA - como harmonizar os ambientes


Não sei se já comentei aqui no blog, que já trabalhei com cromoterapia. Eu sou cromoterapeuta, formada em São Paulo, e
acho o assunto fascinante. A cromoterapia é usada para promover melhoras na saúde , no humor, na vida das pessoas.
As cores usadas são as do espectro solar, as que aparecem no arco-íris. Ou seja: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Os olhos interpretam a energia luminosa (a que vem do sol) como cor. Mas cada uma das sete tonalidades do arco-íris é, na realidade, uma onda energética de tamanho diferente. Cada cor tem um comprimento de onda, que determina sua  vibraçãO.A vermelha é a mais comprida; a violeta, que fica no outro extremo da escala de cores, a mais curta.
O uso correto das cores nos ambientes  pode ajudar muito. Pode torná-lo mais aconchegante,  mais alegre, maior, menor, se for comercial, atrair mais clientes, enfim energizar e harmonizar os ambientes.
Por isso hoje quero expor uma pesquisa que fiz sobre o uso das cores na decoração dos ambientes- decoração com cromoterapia
As cores emitem vibrações sentidas até por pessoas que não enxergam .


PAREDES:DECORAÇÃO COM CROMOTERAPIA- NAS PAREDES.

Elas, as paredes, são as  guardiãs do ambiente e ficam impregnadas pelos fatos ocorridos entre elas e as emoções de seus ocupantes. Por isso é muito importante limpar e renovar a energia da casa pintando suas paredes.
Para ampliar um ambiente, por exemplo, recomenda-se  cores claras, o amarelo ou o azul. Laranja e vermelho dão a sensação de aconchego, enquanto verde-garrafa, serve para reduzir um espaço que pareça amplo demais. Para todos os casos, uma dica universal: prefira a tinta fosca, que não revela as imperfeições da parede, e cuide dela, porque cores escuras e foscas são difíceis de limpar

Pintar paredes é uma questão meio complicada que nos causa um pouco de medo do erro, de não ficar boa, de não ser a cor ideal para o ambiente. Mas a intuição, na escolha da cor, pode ajudar. O  amarelo não tem erro, ele fica bom sempre, mas se você não gosta do amarelo, não deve usá-lo, claro.
Para harmonizar espaços altos, o teto deve ser pintado da mesma cor das paredes ou um tom mais escuro para a sensação de rebaixamento.
Em espaços baixos, fica bem o teto com uma cor mais clara que as paredes ou pode ser branco, também .
Quer alargar um corredor ou um espaço estreito?  Pinte com tom pastel, tanto as paredes como o teto. Se você pintar umas das paredes menores desse ambiente estreito com um tom  mais escuro, ele adquirirá a aparência de menos estreito.
 Para espaços em “L” é legal delimitá-los visualmente utilizando cores contrastantes em uma das paredes.

OS OBJETOS DECORATIVOS :

 Também são muito importantes no uso das cores para cada ambiente.
Deve-se sempre levar em consideração o tipo de ambiente, o tipo de freqüentador, por quanto tempo o ambiente será ocupado qual o tipo de uso terá o ambiente (mais agitado ou mais sossegado).Mas esse, deverá sempre harmonizar os seus usuários.

Conheça um pouco dos efeitos das cores: decoração com cromoterapia nos ambientes - HARMONIZAR E EMBELEZAR

 Azul –

  • Na cromoterapia: o azul transmite serenidade, mas se for usado em excesso pode provocar sono e isolamento.
  • Usada nos distúrbios do sono e  agitação (inclusive mental), Stress e tensão muscular.
  • Ligado à fala (sapos engolidos; dificuldade para se expressar).
  • Simboliza o céu, a água, e o infinito. É a cor da realeza (sangue azul) e da aristocracia....
O azul mais escuro transmite autoridade, e pode ser usado em ambientes grandes, sem ser cansativo, mas usá-lo com outras cores é melhor, para não se tornar um ambiente monótono. Considerada cor fria, nos dá a impressão de profundidade nos ambientes, devendo ser usada em lugares quentes.
  • Indicado para quando se busca a paz no ambiente.
  • Ideal para quartos e áreas de descanso


  Verde –

  • Na  cromoterapia a cor verde traz força equilibrada, acalma o sistema nervoso e os sentidos.  É a cor da Saúde, é excelente para problemas orgânicos. Imaginá-la onde se está com algum problema ou dor, pode aliviar muito.
  • Muito eficaz para harmonizar problemas do sistema nervoso e problemas digestivos.
Esta cor está no ponto de equilíbrio entre calor e frio, claro e escuro. É repousante e é a cor da saúde, da tranquilidade, do frescor. É uma cor muito usada tanto da decoração como na pintura das paredes, dependendo do gosto. No chão, nos lembra a natureza, um gramado, por exemplo. Pode ser usada em qualquer lugar da casa. Não incide muita luz,não causando incômodo aos olhos. Fica bem complementando madeira e jardins.
Tem uma grande variedade de tons, e aceita facilmente composições com outras cores. Sua tonalidade traz um ar de seriedade e segurança  

   Lilas –

  • Tem efeito purificador, transformando as energias negativas em positivas. É a cor da transmutação, muito boa para pessoas que resistem às mudanças.
  • Previne processos infecciosos.  
  • Auxilia a meditação e elevação , e oração.
  • Decorar com o lilás, o violeta, e o berinjela é uma ótimas pedida. Essas cores estão em alta.Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Trazem suntuosidade e introspecção ao ambiente, fazendo com que as pessoas fiquem sérias e em silêncio. Excelente seu uso em academias de ginástica, fazendo com que a pessoa se aquiete e renda mais, para alcançar com mais facilidade a boa forma. Esses tons acalmam o corpo e aumentam a sensibilidade. 
harmonizar com o violeta é interessante, porque ele  é formado por duas cores, o azul, relaxante e o vermelho, estimulante. Por isso é uma cor de equilíbrio. Saiba com que cores combinar o lilás, violeta lendo aqui mesmo no blog uma postagem muito boa sobre círculos cromático.


http://decoredo.blogspot.com/2014/05/harmonia-moveis-italia-parede-combina-cores-circulo-cromatico.htm


  Laranja –

  •  Cor que auxilia a mente a estimular novas ideias. Mas em demasia pode provocar rebeldia.
  • É a cor da jovialidade, da alegria, da comunicação. E a cor do SOL.
  • Por ser tão estimulante, as pessoas que se irritam facilmente devem usá-la com cuidado e moderação.
Decoração: seu efeito é parecido com o do vermelho.  Lembra sabores agradáveis e é muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite, propicia o diálogo. Pode ser usado na sala de jantar e de visitas. Seus  tons mais escuros, sugere estabilidade.

 Vermelho –  

  •  Cor forte relacionada à vida. É uma cor indicada para pessoas tímidas e retraídas, pois revigora a coragem e a força de vontade.

Decoração com cromoterapia :Muita atenção em seu uso, pois por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes.
 Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. Em demasia, se cai na vulgaridade.
Estimula as áreas do relacionamento afetivo, sucesso e prosperidade.
Por ser estimulante, deve ser usada com moderação

Amarelo –

  •  o amarelo é uma cor animadora, inspiradora e que estimula o raciocínio. Útil em tratamento de problemas ósseos. concentração mental e fixação de informações (excelente cor para estudantes)


 A decoração com cromoterapia nessa cor é  muito usada para esquentar, e em áreas escuras, para dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz. Por ser revitalizante, é uma ótima escolha para harmonizar uma biblioteca ou o quarto infantil, porque  estimula a atividade mental.

   Rosa : 

  • Sendo a cor do Amor Universal, é excelente para ambientes com pessoas tristes, deprimidas e angustiadas.

  Preto e cinza 

  • O preto não é usado em cromoterapia, porque ele é o oposto do branco, ou seja, ausência de luz.Não é cor.
  • mas pode ser usado na decoração com cromoterapia, para dar realce nas outras cores.
  • por falar em preto, eis aqui o link de uma entrevista que dei há algum tempo atrás, e gostaria de retificar uma obsevação: a cor preta, nos deixa introspectivo, que não é o mesmo que triste!
    É só mais pensativo, mais reflexivo mesmo!
http://www.acucaritamarati.com.br/textos/cromo_mulher.html


Bastante usado para harmonizar tanto ambientes externos quanto internos, para dar um certo glamour,imponência e sofisticação. Faz um lindo contraste com o branco.Combinado com outras cores transmite sensação alegre.

O cinza simboliza a seriedade, tédio, tristeza,e aborrecimento, segundo a cromoterapia. Lugares com pé direito muito alto, com teto pintado em cinza, dá impressão de rebaixamento. 

Branco 

  • É a soma de todas as cores. Representa  a luz divina.
  • È uma cor neutra que potencializa todas as outras cores e por isso pode ser usada em qualquer ambiente.
Decorar um ambiente todo com branco, pode trazer prazer e calma, para algumas pessoas , e para outras, frieza e  tristeza.

Marrom e ocre 

  • simbolizam a melancolia, mas tem ares de resistência, também. Traz concentração, por isso é bem vindo em bibliotecas, escritórios, salas de estudo. O marrom mais escuro transmite conforto, e o ocre estimula a perfomance.

   Observe os ambientes de cores diferentes, e repare na sensação que cada um deles traz.


sala marrom- sobriedade,melancolia, concentração


quarto azul- serenidade,sono. Lembra o céu

sala lilás-seriedade,oração,transmutação,elevação

sala vermelha-cor quente. se não usada com moderação leva à excitação e nervosismo






 Agora podemos pensar em harmonizar os ambientes, e torná-los equilibrados, além de bonitos.Já sabemos um pouco das maravilhas possíveis de se alcançar com o uso correto das cores.

Podemos usar o que sabemos sobre decoração com cromoterapia

Bom final de semana pra todas.
Bençãos cor de rosa
beijinhos vermelhos
e vamos harmonizar o mundoooo!!
Marcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário