b

quinta-feira, 19 de junho de 2014

LATONAGEM

LATONAGEM:
Bom dia. Até que enfim é sexta feira e é meu dia de fazer um post e dividir com vocês alguma “arte” minha!
Eu não conhecia latonagem até há pouquíssimo tempo atrás, e fiquei maravilhada quando vi pela primeira  vez!


É a arte de fazer desenhos em metais macios, como alumínio, cobre, prata, ouro ou latão.

Aqui no Brasil é conhecida como  Repujado, e  também conhecida como Metaloplastia e Prata Boliviana .
Existem muitos sites na internet, com aulas online, e venda do material necessário.
Eu estou apenas começando com essa arte maravilhosa, fiz apenas 2 trabalhos, os quais adorei!! Claro que preciso melhorar, aperfeiçoar, e praticar, para ficarem maravilhosos !
O site http://www.casadalatonagem.com trás aulas, material, e tudo. É o site mais completo que encontrei. E vendem desde o alumínio, até os boleadores, e tudo.
Assisti ás aulas antes de começar a fazer, de modo que quando me senti segura para começar, já pelo menos tinha uma noção de como se faz!!
Tenho uma filha advogada, então fiz uma deusa Themis, e coloquei na capa de uma agenda e como ela fez aniversário, a presenteei. Ela ficou louca: mãe, mas foi você mesma que fez? É linda!! Meu neto Gabriel perguntou : vó, foi você que “esculpiu” essa Themis? Mas como , vó??  Foi um elogio muito convincente mmeessmo!!! 
Como sou bastante mística, adoro desenhos hindus ! Então estou fazendo  latonagem em um bauzinho que era do relógio do meu pai! Ele já é falecido, e eu tenho muito amor no bauzinho, como recordação! Fiz um elefantinho, e o deus Shiva. Ainda não está pronto. Estou querendo colocar o mantran OM MANE PADME HUM, em indiano. Acho que vai ficar lindo!!
O bauzinho ainda não está pronto, mas já da pra ver o elefantinho e o Shiva.









MATERIAL  PARA LATONAGEM

Alumínio,
Boleadores de metal,
Esfuminhos,
Estecas,
Preenchedor,
Caneta bic ponta fina sem tinta,
Papel vegetal.,
Espátula para aplicação do preenchedor

Passo a passo:

1-Passar o risco para o papel vegetal,
2-MARCAR: Com caneta bic escrita fina e sem tinta, ou outro instrumento com  ponta bem fininha e sobre superfície dura passar do papel vegetal para o alumínio,
3-REMARCAR: passe a caneta bic escrita fina na parte do desenho que você quer bolear. Remarque parte por parte, e nunca o desenho todo.
4-BOLEAR: Vire o alumínio, e agora sobre um EVA não muito grosso, bolear o desenho , usando boleadores , não exagerando na altura do boleado
4-PERFILAR E REBAIXAR: vire novamente o alumínio, e tirando o EVA, passe uma esteca, de preferência a chanfrada, em volta da parte que você boleo. , e vai alisando o fundo ao redor. Isso se faz para rebaixar o fundo, definindo bem a parte que ficou em alto relevo.
Repassando: você vai remarcar, bolear, perfilar e rebaixar  cada elemento do  desenho que você for trabalhando., e não se esqueça que apenas a remarcação e o boleamento são feitos sobre o EVA.
Depois de todo o desenho feito, dê uma nova alisada no boleado, e rebaixe todo o fundo novamente, só que de uma vez  só, não por partes como já foi feito.
Isso feito, preencha com um preenchedor todo o boleado, para que ele não amasse. Se quiser também pode fazer uma pátina com tinta nanquim ou pintar.
 E pronto, está lindo!!
Vamos la? Mãos a obra. Poderemos fazer lindos trabalhos  de latonagem!!
Bom final de semana e beijos

Marcia

2 comentários:

  1. é maravilhoso! que trabalhos lindos! voou visitar o site que vc indicou e ver se consigo fazer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo, qualquer duvida é só postar aqui que estou a disposição.

    ResponderExcluir