b

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Confecção e renovação de abajures

Os abajures, além de complementar a iluminação, são peças de decoração super bonitas, atraentes e possibilitam o enriquecimento de qualquer ambiente.




É muito fácil confeccionar um abajur assim como reconstruir e customizar alguma peça que esteja desgastada ou que não esteja mais agradando. Tanto a estrutura como a cúpula podem ser renovadas com uma nova pintura, revestimento com tecidos, couros, fibras naturais, fitas diversas ou qualquer coisa interessante que esteja à mão.
Como sabem, gosto de transformar as coisas, não descartá-las precocemente. Se existem possibilidades, quero executá-las.

Vou mostrar alguns trabalhos que realizei:
Montei este abajur com um pedaço de cano de PVC. Apenas passei o fio por dentro do cano e coloquei-o numa base quadrada de madeira furada no centro para também passar o fio e encaixei a cúpula no bocal superior. Ah! O marido foi quem fez a instalação da tomada.
E então, parti para a decoração. Pintei o cano e a base com tinta spray marrom, mas pode usar qualquer outra tinta, desde que seja aderente ao plástico. (Primeiro furei e pintei as peças e depois montei o abajur). Em seguida, trabalhei em uma cúpula super antiga que ganhei da minha sogra. Ela era de um material parecido com vinil e estava desbotado. A minha opção foi revesti-la com um tecido marrom e depois aplicar enfeites com retalhos de couro. Para isso, recortei tiras do couro e as colei em formas geométricas. Depois, recortei florezinhas e apliquei nos encontros das tiras. Contornei as beiradas com recortes de fibra natural, sementes e adornos de madeira (destes usados para confeccionar bijuterias) formando um ziguezague. Coloquei aleatoriamente por toda a peça, alguns caracóis feitos também com tiras de couro e usei sementes para os miolos, tanto das florezinhas como dos caracóis.
 Ficou um abajur de aparência rústica e encaixou bem no cantinho entre o sofá e a cortina.
.





Neste abajur, apenas revesti a cúpula com uma fibra natural. Costumo comprar este tipo de material em mercados municipais ou feiras artesanais. Estou sempre de olho, procurando algo diferente, que eu possa empregar nos meus trabalhos.






Comprei este abajurzinho numa ponta de estoque. Ele estava sem a cúpula, mas eu tinha uma guardada e simplesmente a revesti com um tecido rústico de algodão que aproveitei de uma roupa que não usava mais e contornei as beiradas com pedacinhos de madeira. Em todos estes trabalhos de colagem, usei cola branca do tipo resistente.





Também revesti esta mesinha com fibra natural.


Tenho dois destes abajures. Eles estão sobre os criados mudos, nas laterais da cama. Acho-os super charmosos, com um design moderno e com as cúpulas sanfonadas. No entanto, elas estavam com um aspecto feio, de sujo. Então, simplesmente pintei-as com tinta branca para tecido e depois de secas, passei uma pátina com tinta cor de tijolo para tecido. Gosto de fazer a pátina com buchinha de lavar louça; é só diluir a tinta em um pouco de água, encostar a bucha na tinta, tirar o excesso e passar levemente sobre a peça.








Acho bárbaro e desafiador criar algo interessante a partir de objetos e materiais que dispomos, o qual entre no contexto da decoração e no perfil de quem irá apreciá-lo, resultando num trabalho exclusivo e personalizado. Criou, valeu!!!!!

Até mais,
Silvana Luizetto









Nenhum comentário:

Postar um comentário