b

sexta-feira, 30 de maio de 2014

HORTA EM ESPAÇOS PEQUENOS



Decoração e utilidade!

                               Olhem que lindas as  minhas plantinhas!!

Nossaaaaaaaa! Estou muito contente!
Minha jardineira com cebolinha, salsinha e manjericão estava meio amuadinha! Achei que estava pegando muito sol na sacada do meu apartamento, e mudei pra onde bate sol, mas não tanto! Elas adoraram! E  eu mais ainda! Da gosto de ver o tamanho do manjericão e a quantidade de cebolinha que está nascendo,. A salsinha eu semeei e já esta brotando. Está até meio grandinha já!!! Que lindas!
Eu fiz assim:
Jardineira dessas pequenas,  de plástico, que vendem até em loja de R$1,99!
Coloquei pedrinhas no fundo,  pode-se colocar também cacos de tijolos, de telhas, etc. Depois, a areia de construção, só para forrar, e finalmente a terra com adubo!
Não se esqueçam de fazer furos no fundo da jardineira. O número de furos deve ser proporcional ao tamanho do recipiente!
Nessa jardineira, eu plantei muda de cebolinha, já com raiz, galhinho de manjericão que ganhei, e semeei a salsinha!
Colocar onde bate mais ou menos 3 a 4 horas de sol por dia,
Não águo diariamente, mas a cada 2 ou 3 dias está de bom tamanho!
Para plantar as ervas aromática, deve-se ter cuidado com a necessidade de água de cada uma,  e não plantar no mesmo vaso. Por exemplo, o hortelã não gosta de muita água, e prefere menos sol. Já o manjericão gosta de água e sol.
Pode-se também, plantar cada erva ou tempero em vasinhos individuais.
O segredo é optar por vegetais  com raízes curtas, como coentro, cebolinha, salsa, pimentão, couve e rúcula ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. As espécies de manjericão, por exemplo, pedem sempre vasos com altura maior de 25 cm. Já tomilho, orégano e manjerona, ficam bem acomodados em vasos de 15 cm.
Estou louca para plantar morango, e já comprei semente de tomate cereja. Quando eu plantar aviso e posto fotos! O hortelã vou plantar em um vaso sozinho! Plantei há umas semanas atrás, mas não foi pra frente. Acho  que não é tempo de plantar agora.

Olha que ideia bacana. Com canos de PVC transformados em suporte para o cultivo. É uma ideia maravilhosa para aquelas que têm um pouco mais de espaço e podem dar aquela caprichada na hortinha!

Fonte: hsgarden.blogspot.com.br

Amei!


Um pouco sobre as ervas que plantei na minha jardineira, ou melhor, minha hortinha.

 -Manjericão  

Um pouco de história: É nativo da Índia, considerado quase uma planta sagrada! É usado pelos gregos ortodoxos em rituais religiosos, e no México, como talismã do amor!
Há quem ache que o manjericão da um toque poético aos pratos! (eu também acho)

Existem várias espécies de manjericão. Decoram e perfumam os ambientes e também florescem com facili
dade.
Orienta-se colocá-lo no prato depois de cozido, devido à delicadeza de suas folhas. Eu coloco bastante, e deixo cozinhar, que também fica muito bom! 
Na alimentação é muito usado em molhos e pizzas. Fica uma delícia na salada de  tomate, rúcula, e na verdade, ele cabe em qualquer salada! Fica muito bom no omelete ( adoro), sanduíches, em tudo que tiver tomate ou molho de tomate.




Gosto muito de acrescentá-lo a sucos verdes, ou de limão e maracujá. Coloco  um raminho no vidro de vinagre. Eu uso o de maçã.
Tem também aplicações terapêuticas. É usado para enjoo, vômito e dor de estômago.
É um excelente repelente natural de insetos.

 – Hortelã      
      
Rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e nas vitaminas A, B e C. 


A hortelã serve para o tratamento da azia, má digestão, problemas do fígado e vesícula biliar, flatulência, náuseas, vômitos, cólon irritável, dor de dente e nevralgias. O uso do óleo essencial de hortelã é indicado para combater inflamações orofaríngeas, gripe, tosse, bronquite, faringite, rino-sinusite e seu uso externo na dor muscular. 
Pode ser usada em chás,saladas, carnes, quibes e sucos.

– Cebolinha      
Oriunda da China, onde tem registro de 4000 anos atrás. Trazida para o ocidente por Marco Pólo.
Excelente antibibiótico natural.



Seu uso é indispensável em omeletes, sanduíches, sopas e saladas. Da um gostinho especial a manteigas, patês e queijos. Pode decorar pratos prontos. Dê preferência  às verdinhas e túrgidas.


- Salsinha    
                         
Usada na Grécia antiga, como coroa dos vencedores de jogos.
Muito  usada no preparo de sopas, molhos, saladas, e temperos em geral. Destaca o sabor do prato principal, quando cozida.
Ajuda na eliminação de manchas na pele, diminui o mau hálito. Indicada no tratamento de inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos e distúrbios menstruais. Rica em vitamina A e C, ferro e cálcio.
Pode ser acrescentada a sucos, e ser mantida no congelador.

Espero que tenham gostado do post de hoje.
Agora,vou colher minha ervinhas e fazer um omelete delicioso para o meu almoço.
beijuss da Marcia.


2 comentários:

  1. Legal, vou fazer uma mini horta com os canos de PVC. Grande idéia!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se voce tiver um bom espaço a horta em canos de pvc é bem produtiva!! obrigada por nos acompanhar!! Marcia

      Excluir